quarta-feira, 18 de março de 2009

ORGANIZAÇÕES NON-PROFITS OU DO BEM ESTAR.

ACHO BEM CONFUSO, CHAMARMOS UMA ORGANIZAÇÃO QUE ATUA DENTRO DO TERCEIRO SETOR MUITAS VEZES DE SEM FINS LUCRATIVOS OU DE ALGO DO GÉNERO. AFINAL UMA ORGANIZAÇÃO SEM LUCRO ATUA COM BALANÇO FINANCEIRO NO VERMELHO, LOGO COM A FALÊNCIA BATENDO NA PORTA, IMAGINA.

ENTÃO SURGE A PERGUNTA EM MINHA MENTE:

UMA ORGANIZAÇÃO QUE ATUA NO TERCEIRO SETOR DEVE OPERAR NO VERMELHO E NÃO TER NENHUM TIPO DE LUCRO ? E SER CHAMADA DE NON-PROFITS OU NÃO LUCRATIVA ?

ACREDITO QUE ESSAS ORGANIZAÇÕES DEVEM SIM TER LUCRO E LUTAREM POR SUA AUTO-SUSTENTÁVEL, PODENDO SER DENOMINADAS DE ORGANIZAÇÕES DO BEM ESTAR.

7 comentários:

  1. ACREDITO SIM QUE AS ORGANIZAÇÕES DE TODOS OS SECTORES DEVEM SIM BUSCAR EQUILIBRAR SEU BALANÇO FINANCEIRO. POR ISTO TAMBÉM ACHO QUE NÃO PODEMOS DENOMINAR NENHUMA COMO SEM FINS LUCRATIVOS, E A SUGESTÃO DE ORGANIZAÇÃO DO BEM ESTAR, TEM TUDO HAVER.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Charles,

    Acho que há uma pequena confusão no conceito de lucro. O lucro, a meu ver, é a devolução, para os investidores, da compensação do investimento. Assim, o lucro é um dinheiro "além" do necessário para equilibrar as contas de uma organização, que deverá ser repassado ao investidor como uma espécie de "pagamento de juros de aplicação financeira".

    Ou seja, não ter lucro não significa ficar no vermelho. O que falta às organizações sem fim lucrativo é o conceito de sustentabilidade, ou seja: é necessário que ela equilibre suas contas, seja através de "produtos" que possa disponibilizar, seja através do levantamento de verbas por qualquer sistema, como os aportes junto à iniciativa privada ou pública.

    Abraços,

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,

    Caro Augusto G; gostei muito de seus dois comentários espero contar sempre com suas contribuições seja com comentários grandiosos como os feitos, ou seja, com textos verdes para colocarmos no blog que não é meu e sim de todos que tenham interesse pelo assunto.

    Atenciosamente, CHARLES BULHÕES.

    ResponderEliminar
  4. Oi Charles, concordo com o Augusto em relação a definição de lucro. Acho que a nomenclatura "Sem Fins Lucrativos" é utilizada para demonstrar que não existe este repasse aos investidores e/ou acionistas. Porém não significa que não pode ter lucro, esse lucro que casualmente pode ocorrer deve ser usado em outras ações sociais que cabe a organização definir e declarar em bañanços sociais por exemplo.

    ResponderEliminar
  5. CARO EDSON, PENSO IGUAL A VOCÊ E O AUGUSTO, SOMENTE NÃO CONCORDO COM A DENOMINAÇÃO NÃO LUCRATIVA, ACHO MELHOR E CHAMAR DE ORGANIZAÇÃO DO BEM ESTAR, ENTENDE?

    ResponderEliminar
  6. Oi Charles, eu te entendo. Na realidade não acredito que a nomenclatura neste caso faça tanta diferença em relação aos objetivos finais, muitas vezes nobres, dessas instituições. A denominação Organização Sens Fins Lucrativos talvez transpareça mais profissionalismo. Organização do Bem Estar me soa um pouco amador, podendo acabar sendo banalizado, se é que me faço entender.
    Mas enfim, legal levantar essas questões para reflexão.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  7. Olá, confira também o www.reidamidia.blogspot.com

    blog sobre publicidade, marketing, tendencias de mercado e mais...

    Steve

    ResponderEliminar